quarta-feira, 21 de maio de 2008

Biografia Tatiana Belinky

(TATIANA AOS 4 ANOS)

Tatiana Belinky (São Petersburgo, 18 de março de 1919) é uma das mais importantes escritoras infanto-juvenis contemporâneas. Embora russa, está radicada no Brasil há quase oitenta anos.


Biografia:

Nasceu em São Petersburgo (Rússia) no dia 18 de março de 1919. Chegou com a família ao Brasil aos dez anos de idade, fugindo das guerras civis que assolavam a então União Soviética. Nesta altura, Tatiana já falava russo, alemão e letão.
Aos dezoito anos, após concluir um curso preparatório, começou a trabalhar como secretária-correspondente bilíngüe, nos idiomas português e inglês. Aos vinte ingressou no curso de Filosofia da Faculdade São Bento, mas abandonou-o em seguida, quando casou-se com o médico e educador Júlio Gouveia. O casal tem dois filhos.
No ano de 1948, começa a trabalhar em adaptações, traduções e criações de peças infantis para a prefeitura de São Paulo em parceria com o marido. Em 1952 encenam "Os Três Ursos" em pedido da TV Tupi, que atinge grande sucesso. O êxito deste trabalho foi definitivo para a carreira da escritora iniciante: o casal é convidado a ter um programa fixo na emissora. Dentro da casa, Tatiana e Júlio fazem a primeira adaptação de o "Sítio do Picapau Amarelo", de Monteiro Lobato. O trabalho do casal na Tupi seguiria até 1966. Neste ínterim, Tatiana Belinky recebe seus primeiros prêmios como escritora, além de tornar-se presidente da CET (Comissão Estadual de Teatro de São Paulo).
Em 1972 passa a trabalhar na TV Cultura e em grandes jornais do estado de São Paulo, como a Folha de São Paulo, o Jornal da Tarde e O Estado de São Paulo, escrevendo artigos, crônicas e crítica de literatura infantil.
Finalmente, em 1985, Tatiana Belinky desponta como escritora de livros, colaborando em uma série infanto-juvenil. Em 1987 publica o primeiro livro: "Limeriques", pela editora FTD, baseando-se nos limericks irlandeses. A partir desta publicação, Tatiana passa a trabalhar fervorosamente sobre novas criações, chegando a escrever mais de cem obras. Suas publicações são acompanhadas por vários prêmios literários, entre eles o célebre Prêmio Jabuti, recebido em 1989.
De sua vasta obra, destacam-se "Coral dos Bichos", "Limeriques", "O Grande Rabanete", "Di-versos russos", "Limerique das Coisas Boas", entre outros.
Nestes últimos anos, Tatiana Belinky tem também publicado livros de crônicas e memórias




FALAS:

“Criança é um público maravilhoso, interessado e inteligente. Nunca se deve subestimar a inteligência de uma criança. Fazem perguntas que precisamos estar prontos para responder ou honestos o suficiente para dizer 'não sei'”. – Tatiana Belinky



“Sou antiga, mas não sou velha, porque dentro de mim continua vivinha a criança que fui e isto me permite estar em sintonia com crianças e jovens, com quem procuro repartir minhas curtições de ontem e de hoje. Meu prêmio maior é saber que meus livros irão para as mãos das crianças, e se elas sorrirem, ou se emocionarem ou ficarem pensativas, eu ficarei feliz”. – Tatiana Belinky



“Quando eu era pequena, queria ser bruxa. Porque bruxa tem poder. Não bruxa feia. Queria ser bruxa bonita. Como a madrasta da Branca de Neve, que era linda. Mas, depois que eu conheci a Emília, eu disse “não, agora quero ser a Emília”. Muito melhor. Ela também tinha poderes: o poder do senso do humor, o da contestação”. – Tatiana Belinky



“Os pais me perguntam: “Eu mando meu filho ler, mas ele não lê! O que eu faço?”. Comece por não mandar. Livro não é castigo, não é tarefa, não é chateação. Tem de ser curtição, prazer”. – Tatiana Belinky



“Embora diga que só escreve quando lhe dá na veneta, a impressão que fica é que essa tal veneta é escrevinhadora incorrigível, pois em 8 anos criou quase 50 livros. Uma produção que faz de Tatiana Belinky uma das mais férteis e premiadas autoras do país, pois já é dona de 11 premiações. Tatiana só perde o humor quando alguém duvida de sua brasileirice: ‘Sou mais brasileira que muitos brasileiros. Estou aqui há 65 anos, há mais tempo que a maioria’.” – Elvira de Oliveira


FONTE:http://www.tvcultura.com.br/culturanointervalo/perfil.asp?programaid=7



LIVROS E PREÇOS PARA COMPRAR:


BEIJOKASSSSS

15 comentários:

  1. gostei de seu site pois é bem variado

    ResponderExcluir
  2. você foi melhor do ue a wikipedia, obrigado !

    ResponderExcluir
  3. -esse blogue É FANTASTICO AMEI AMR

    ResponderExcluir
  4. GEANE CARNEIRO DA SILVA19 de maio de 2010 às 08:36

    PARABÉNS PELO SEU TRABALHO.SEU BLOG É LINDO.GEANE-PROFESSORA DE INFORMÁTICA/PARAUAPEBAS -PA

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog, ele encanta os olhos.
    Adorei sua postagem sobre Tatiana Belinky, ela é mesmo uma graça.

    Leila Cristina Martins
    Pedagoga
    Sâo Paulo - capital.

    ResponderExcluir
  6. fiz um trabalho sobre a sua personagem eu adorei apresentar o seu trabalho. continui assim.

    ResponderExcluir
  7. Ola!!!
    Somos alunos de 8 anos da Escola Curt Brandes de Pomerode SC e estamos estudando sobre literatura infantil.
    Ao entrar na net achamos o seu Blog, gostamos muito da Biografia da Escritora Tatiana Belinky.
    Parabéns pelo Blog
    Prof. Carmen e alunos
    carmen@themoon.com.br

    ResponderExcluir
  8. HOJE OUVI NA RÁDIO ELDORADO UMA ENTREVISTA com Tatiana Belinsky, fiquei presa enfrente ao rádio, sua estória é linda, gostei da maneira como ela conheeu seu marido!!!! ele estava sentado embaixo da mesa, E QUANDO lenvantaram a tolha ele olhou para ela com aquela cara linda perguntou: quer casar comigo??? vivenciei a cena!!! adorei, gostaria de conhece-la pessoalmente....deve ter muitas estórias de vida!!!

    ResponderExcluir
  9. olá,
    meu nome é Nicolly tenho 12 anos, eu achei muito legal voce colocar a biografia da Tatiana Belinky em seu blog, pois outro dia, minha professora de informática pediu um trabalho com a biografia e a foto de alguns poetas ou poetisas e foi aqui que eu encontrei a melhor biografia e as melhores fotos.Obrigada pela atenção e parabéns pelo lindo blog.
    15/10/2010
    ass:Nicolly

    ResponderExcluir
  10. gostei muito de saber um pouco mais da sua historia,minha professora pediu uma biografia sua .Escola lirios do campo professora;Simone aluna;Amanda

    ResponderExcluir
  11. Ois! Meu nome e Kate e tenho 11 anos. Minha professora Alcione de Portugues e Redaçao, pediu para eu fazer pesquisa para um projeto GRANDES e pequenos poetas, nele inclui Jose Paulo Paes, Tatiana Belinky, Cecilia Meireles e Vinicius de Moraes. Foi um prazer olhar seu blog!
    www.pginadavivi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. tatiana belinky pra min voce e a melhor escritora do mundo!
    meu nome ana beatriz e tenho 8anos sou estudante do mundo magico

    ResponderExcluir
  13. obrigado.minha professora mandou fazer um trabalho e achei esse que esta bem resumido

    ResponderExcluir